sábado, 27 de julho de 2013

Onomatopeia (Valsema Rodrigues)

Olá Amigos,


Hoje vou postar um poema chamado ONOMATOPEIA que foi escrito por uma amiga muito querida chamada Valsema Rodrigues. Costumo chamar Valsema de Val e a considero minha "fada-madrinha" por ter aparecido de repente na minha vida e com sua "varinha mágica" da amizade e generosidade, ter me ajudado a realizar dois grandes sonhos. 

Espero que gostem desse poema que além de muito legal também tem objetivo didático. Futuramente postarei outros trabalhos da fada Val por aqui. 

Você sabe o que é uma ONOMATOPEIA?



Onomatopeia é como se chama a figura de linguagem que representa a REPRODUÇÃO DE UM SOM com um fonema ou palavra.Ruídos, gritos, canto ou sons de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, dentre outros sons fazem parte do universo das onomatopeias. As onomatopeias são muito usadas nas histórias em quadrinhos.

Você pode, inclusive, criar uma onomatopeia de determinado som. Que tal tentar?

Neste instante estou ouvindo o som do vendedor de quebra-queixo tocando seu triângulo: toc...toc..tique...tim...toc...tim..tim... tim... 

Beijinhos
Andra





Onomatopeia


Lá vai o caracol
todo enroladinho
levando a gramática 
nas costas...

Lá vai o caracol
andando bem devagar...
Não quer acordar o sol
nem o amarelo girassol...

La vai o caracol
agachadinho
para não perturbar 
o vizinho,
por isso repete baixinho:

Tique-taque...
Pum! Pum!
Tchibum! Tchibum!
Zás-zás...
Zum-zum... zum-zum...
Onomatopeia!


(Valsema Rodrigues)


** poema integrante do livro "No Reino das Palavras" **







Valsema Rodrigues



Valsema Rodrigues é professora, poeta e declamadora. Reside em Vila Velha há 40 anos. É membro da Academia de Letras Humberto de Campos, Academia Feminina Espírito-santentese de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito-Santo e Clube dos Trovadores Capixabas.  Autora dos seguintes livros: Trovas infantis; Levadinha da Breca; Liberdade na Poesia; No Amor na Primavera (bilingue) e participou de várias coletâneas de poesias. Sua obra mais recente é o livro de poemas "NO REINO DAS PALAVRAS".

Contato: val.vix@terra.com.br



Valsema, Gabriel e Andra - a foto acima foi tirada no dia em que fomos ao Shopping Boulevard Vila Velha declamar poemas do Carlos Drummond de Andrade 



Um comentário: