sábado, 3 de agosto de 2013

Cecília Meirelles - Poemas infantis

Olá amigos.

Hoje vamos postar dois poemas de uma grande poeta chamada CECÍLIA MEIRELES, que nasceu no Rio de Janeiro , no dia 07/11/1901 e faleceu na mesma cidade no dia 09/11/1964. Ela foi poeta, pintora, professora e jornalista e é considerada um dos maiores nomes da poesia lírica brasileira. Dentre os poemas de sua extensa obra literária, a autora também possui poemas voltados para o público infantil. 





Cecília Meireles

Os poemas abaixo fazem parte do livro OU ISTO OU AQUILO publicado pela primeira vez no ano de 1964. Atualmente esse livro foi relançado pela Global Editora em uma bela edição de capa dura e ricamente ilustrado por ODILON MORAES.  


No dia 18 de abril deste ano, Dia da Literatura Infantil, presenteei a mim mesma com este livro pois sou fã da Cecília e a considero como minha poeta-musa-inspiradora. Amo tudo que ela escreveu!

Espero que gostem dos poemas que selecionei para vocês. 

Beijinhos!

Andra





LEILÃO DE JARDIM


Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)




A AVÓ DO MENINÓ


A avó
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
e anda um vento-t-o-tó
na cortina de filó.
A avó
vive só.
Mas se o neto meninó
mas se o neto Ricardó
mas se o neto travessó
vai à casa da avó,
os dois jogam dominó. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário