quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mitos e lendas do folclore (por Gabriel e Andra)



Olá amigos, 

Gosto muito de ler sobre o folclore, um dos mitos que mais gosto é o Curupira por ser o guardião das florestas. Ele é um menino que tem os pés para trás e fica muito bravo com  quem maltrata a natureza. 

Ele é muito veloz e costuma deixar rastros pela floresta para confundir as pessoas que cortam as árvores e matam os bichos. Além disso, o Curupira também costuma emitir  gritos que podem se parecer com a voz humana ou som de algum animal, para atrair ou confundir os caçadores.

Para cuidar da natureza ele não poupa ninguém, até os índios morrem de medo dele e desde a época da colonização do Brasil pelos portugueses o mito do Curupira já existia e até foi mencionado em uma carta escrita pelo Padre José de Anchieta em 30 de maio de 1560: 


"É coisa sabida e pela boca de todos corre que há certos demônios que os brasis chamam de Curupira, que acometem aos índios muitas vezes no mato, dão-lhe de açoites, machucam-nos e matam-nos. São testemunhas disto os nossos irmãos, que viram algumas vezes os mortos por eles. Por isso, costumam os índios deixar em certo caminho, que por ásperas brenhas vai ter ao interior das terras, no cume da mais alta montanha, quando por cá passam, penas de aves, abanadores, flechas e outras coisas semelhantes, como uma espécie de oblação, rogando fervorosamente aos Curupiras que não lhes façam mal".







Também gosto do Lobisomem porque apesar de ser assustador, no livro que li, diz que seu prato preferido é fralda de criança e achei isso muito engraçado. :)

Conforme diz a lenda, o lobisomem tem que percorrer sete cemitérios durante a noite da transformação para voltar à forma humana. Se o dia clarear e ele não tiver conseguido fazer isso, vira lobo para sempre e fica uivando para a lua pela eternidade...  Auuuuuuuu! 









O Saci faz muitas travessuras, ele é engraçado, tem uma carapuça vermelha na cabeça e fica pulando pra lá e pra cá numa perna só. 

Ele não é malvado mas é arteiro de montão. Faz o leite talhar, o mingau encaroçar, o bolo solar, a corda do varal arrebentar... Coisas desse tipo e muitas outras "artes", são geralmente obras do saci. 

Depois de aprontar ele entra em seu redemoinho de vento e vai-se embora dando gargalhadas e pitando seu cachimbo. 



Essas e outras histórias sobre o folclore estão no livro O MAIS LEGAL DO FOLCLORE, da autora Luciana Garcia, que ganhei e achei muito interessante! Ele também fala sobre outros mitos e lendas como: a Mula sem Cabeça, a Bruxa, o Caipora, o Boitatá, o Anhangá, a Alamoa, o Minhocão, a Mãe do Ouro, o Negro D´água, a Iara e sobre o Negrinho do Pastoreio. Além disso, o livro tem uma história de mistério envolvendo os mitos que temos de desvendar no final.






4 comentários:

  1. Muito bacanas essas dicas !
    Fiquei com vontade de conhecer este livro !
    :~)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, obrigada pela visita, o livro é muito interessante mesmo, o Gabriel adorou e já leu várias vezes.

      Excluir
  2. Fraldas infantis...eita lobisomem modernoso...rs

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não gostaria de parecer um leitor pidão mas, eu me interesso muito no assunto folclore e gostaria de fazer um pedido á vocês: vocês poderiam fazer um post sobre a lenda da Mãe do Ouro? Peço encarecidamente que coloquem a ilustração da lenda presente no livro O Mais Legal do Folclore, eu necessitooooo !!!!

    ResponderExcluir