Olá amigos!
Hoje vou postar um poema que escrevi sobre um bichinho muito trabalhador e que deixa algumas pessoas em pânico : a aranha.
A ARANHA
Quantas pernas tem a aranha?
Quantos braços ela tem?
Para construir sua casa,
trabalha como ninguém...
Vive sozinha, coitada,
mas também quem se arrisca
a cair em sua teia
pra fazer-lhe uma visita?
(Andra Valladares)
VAMOS FALAR UM POUCO MAIS SOBRE AS ARANHAS?
As aranhas são aracnídeos e não insetos. Vocês sabiam que existem cerca de 40.000 espécies de aranhas?
Essas 40 000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideradas perigosas para o homem.
A variedade das aranhas vai do tamanho, hábitos, cores e formados, mas algumas características são padrões como os quatro pares de patas, a cabeça (cefalotórax), abdômen e de 2 a 8 olhos, havendo espécies cegas (cavernosas). Possuem presas que podem funcionar cruzando-se ou sendo injetadas na pele do homem e outros animais.
Algumas são venenosas e outras podem simplesmente irritar a pele ao liberar seus minúsculos pelos. São bichos astutos e de movimentos rápidos, podendo ser encontrados em teias domésticas, terrenos abandonados, oco de árvores, cachos de plantas e até mesmo na água, pois esse animal apesar de possuir pulmões, consegue ficar sem respirar devido aos pulmões facultativos.
Mesmo sendo a maioria das aranhas inofensivas, por via das dúvidas, é bom evitar o contato direto com elas, pois mesmo as que não são venenosas podem causar irritações na pele.
CURIOSIDADES SOBRE ALGUMAS ESPÉCIES DE ARANHAS
A Theraphosa blondi, considerada a maior aranha do mundo é conhecida popularmente como aranha-golias-comedora-de-pássaros, aranha-golias ou tarântula-golias (foto abaixo), essa espécie pode atingir o tamanho de 30 cm ou um pouco mais.
Elas normalmente comem insetos como grilos, gafanhotos, baratas, mas podem comer pássaros, pequenos roedores, lagartos, sapos, algumas cobras e também têm comportamento canibalístico, podendo comer outras aranhas de sua espécie.
A aranha-golias atingir o tamanho de um cachorro pequeno, habita as regiões próximas ao Rio Amazonas na América do Sul. Apesar do tamanho assustador, elas não são venenosas.
Tarântulas ou caranguejeiras são aranhas da família Theraphosidae que se caracterizam por terem patas longas com duas garras na ponta, e corpo revestido de pelos. As tarântulas habitam as regiões temperadas e tropicais das Américas, Ásia, África e Oriente Médio. Enquanto estão crescendo, têm uma fase de troca de pele chamada ecdise. Apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para a espécie humana, uma vez que não produzem toxinas nocivas aos seres humanos, por isso são eventualmente criadas como animais de estimação. Uma de suas defesas são os pelos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador.
Conforme noticiado na Revista Galileu, essa bela aranha azul, conhecida como Tarântula Sazima, foi descoberta no Brasil no ano de 2012. Infelizmente, apesar do registro recente da sua existência, ela já é considerada uma espécie ameaçada de extinção devido ao tráfico de animais que ocorre em larga escala no nosso país.
Essa aranha da foto ao lado é uma espécie bastante conhecida por ser muito venenosa. Outra curiosidade que deu origem ao seu nome, é o fato de que a fêmea mata o macho após o acasalamento. Por causa disso, essa espécie foi denominada Viúva Negra. No Brasil, é encontrada atualmente próxima ao mar, sobretudo em praias pouco frequentadas. É amplamente encontrada em torno da Baía de Guanabara.
As aranhas-marrom (foto abaixo) são aracnídeos peçonhentos, conhecidas por sua picada necrosante, ou seja, seu veneno é tão forte que no lugar onde ela pica a pele apodrece. Essa é considerada uma das espécies de aranhas mais venenosas do mundo.
As aranhas-marrom têm um comprimento total de cerca de 3 a 4 cm e seis olhos na cor branca. Algumas apresentam o desenho de uma estrela na cabeça. Produzem teias irregulares, porque têm como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão.
Durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores e folhas secas de palmeira - na natureza - ou atrás de móveis, em sótãos porões e garagens - no ambiente doméstico.
Phoneutria (do grego phoneútria, "assassina") é um gênero de aranhas conhecidas pelos nomes comuns de armadeira, aranha-macaco ou aranha-de-bananeira. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e pernas de até 17 cm de envergadura (fêmea). São altamente agressivas e peçonhentas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é muito potente. Frequentemente entram em habitações humanas à procura de alimento ou abrigo, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente: são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil. Sua picada é extremamente dolorosa.
É considerada a aranha mais peçonhenta do mundo, devido a potência do seu veneno. No Brasil, é a segunda aranha que mais causa acidentes, perdendo apenas para a aranha-marrom.
Fontes de pesquisa: BLOGODORIUM, WIKIPEDIA, REVISTA GALILEU e BATANGA
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI325898-17770,00-ESPECIES+INCRIVEIS+DESCOBERTAS+EM.html
http://www.batanga.com.br/892/conheca-a-tarantula-golias-a-maior-aranha-do-mundo